top of page

Bater para educar, até quando?


Bater nas crianças pode ensiná-las a serem agressivas (Foto: Thinkstock)

Estudo indica que crianças que apanharam de seus pais aos 5 anos tinham mais problemas de comportamento aos 6 e aos 8

Os entraves do dia a dia podem tirar você do sério – e com razão! Afinal, acontecem repetidas vezes, pelos mesmos motivos. O estresse diário, contudo, não justifica uma palmada sequer. Até porque ela não vai resolver; pelo contrário, pode até piorar.

Um estudo da Universidade do Texas em parceria com a Universidade da Virginia (ambas dos EUA) mostrou que crianças que apanharam de seus pais aos 5 anos tinham mais problemas de comportamento aos 6 e aos 8. Inúmeros estudos anteriores comprovaram o mesmo. O diferencial dessa pesquisa foi analisar um maior número de variáveis para demonstrar que o pior comportamento estava relacionado à violência, independentemente de características pessoais da criança, dos pais e do ambiente.

Bater é educar pelo medo, o que não é nada saudável. “Quando você bate, está ensinando as crianças a serem agressivas. Está mostrando que, com força física, as pessoas se submetem. O melhor é ensinar seu filho a discernir entre o certo e o errado, o que só conseguimos com diálogo e exemplos. A criança imita o comportamento dos pais, afinal”, afirma a psicóloga e psicopedagoga Cynthia Wood, da clínica Crescendo e Aprendendo (SP).

Artigo publicado na Crescer OnLine. Veja o original aqui.

Destaques
Posts Recentes
Arquivo
Siga a gente
  • Facebook Basic Square
  • Google+ Basic Square
bottom of page