

Como e quando contar para o filho que ele é adotado?
Contar averdade desde cedo e mostrar o amor para as crianças é o segredo para uma boa relação com os filhos adotivos Adoção é um ato de amor, mas pode ser cercada de problemas, tanto para a criança – que pode não entender o fato de não ser filho biológico –, quanto para a mãe, que tem que lidar com o comportamento e a confusão da criança diante dessa realidade.
Uma das grandes questões acerca deste assunto é: como e quando contar para o meu filho que ele é adotado?
Cynthi


Medos do bebê: quando começam e como lidar
Assim como os adultos, os bebês também sentem medo. “O medo faz parte do desenvolvimento e é natural aparecer em bebês de poucos meses. Um bebê de 7 ou 8 meses pode se assustar com pessoas estranhas e chorar, logo depois se esta pessoa tentar pegar ele no colo vai se recusar a ir. Neste caso percebemos que o medo é uma questão de proteção. Não sentir medo é perigoso!”, explica a psicóloga e psicopedagoga Cynthia Wood, da clínica Crescendo e Acontecendo.
Os primeiros medos


Sustos no bebê: entenda por que acontecem
Entre os 3 e 4 meses é comum os pais acharem que o bebê se assusta frequentemente. “Eles alegam que o bebê adormece no colo e na hora de colocá-lo no berço ele acorda com um sobressalto como se tivesse assustado, caindo com bracinhos abertos. Isso acontece por causa do reflexo de Moro, o reflexo é ativado quando o bebê perde a sustentação da cabeça ou perde a sensação de estar bem segurado”, explica psicóloga e psicopedagoga Cynthia Wood, da clínica Crescendo e Acontecendo.