top of page

Vestibular: como se dar bem na segunda fase


A segunda fase dos vestibulares está cada vez mais próxima. Para quem conseguiu passar pela primeira etapa, é hora de se concentrar e revisar os principais conteúdos cobrados nas provas, além de estar preparado para fazer uma boa redação. Estar nervoso e ansioso é normal, mas tentar manter a calma é fundamental para não atrapalhar a própria concentração e, consequentemente, o desempenho na resolução das questões.

Dicas de estudo para o vestibular

Além da calma, outras dicas podem ajudar na hora dos estudos, e que valem não somente para os vestibulares!

  • Faça um planejamento diário Organize uma grade que determine o período de aulas, de estudos, de sono e também as atividades físicas e de lazer.

  • Não procrastine Não deixe para amanhã o que você pode fazer hoje. Faça primeiro aquilo que é mais importante para seu sucesso.

  • Fragmente seu estudo Divida em tempos menores aquilo que você se propõe a estudar. Por exemplo, em vez de estudar ininterruptamente duas horas de uma determinada matéria, divida este tempo em sessões de 30 minutos. Também é importante intercalar as matérias para não se cansar.

  • Divida seu dia Reserve os assuntos mais pesados e que necessitam de maior atenção para o início do dia e deixe os mais prazerosos para o fim do dia quando já está cansado e a cabeça já não processará informações tão complexas.

  • Informe-se Utilize-se de todas as fontes de informação, como jornais, revistas e blogs, e sempre se mantenha atualizado. Leia e assista a noticiários na televisão,pois além de se preparar para a redação ainda tirará de letra as questões de atualidades.

  • Descanse Quando estiver muito cansado, deite e durma ou faça uma pausa. Depois de algumas horas de descanso terá mais disposição e será mais produtivo.

  • Evite distrações Fique longe do celular e das redes sociais para evitar distrações na hora do estudo. Mantenha o foco!

  • Utilize a internet com sabedoria Na internet, é muito fácil se dispersar dos estudos. Por isso, é importante utilizá-la com sabedoria, somente para assistir vídeo-aulas. Depois, desconecte, usando-a apenas nas horas de lazer.

  • Assista as aulas O melhor momento da aprendizagem ocorre durante as aulas dentro da escola, onde manter a assiduidade e a atenção são o maior fator de sucesso.

  • Refaça provas dos anos anteriores Uma boa maneira de testar se você está estudando adequadamente é refazer provas das universidades almejadas dos anos anteriores em casa.

6 DICAS DE OURO PARA NÃO ERRAR NA REDAÇÃO

Para a redação, além de estar antenado nas notícias, lendo revistas e jornais é preciso tomar cuidado com alguns erros muito comuns, por exemplo:

  1. Uso de gírias.

  2. Uso de termos bonitos, chamativos, porém fora do contexto.

  3. Troca de palavras: mau, mal ou mas, mais.

  4. Frases muito longas ao invés de curtas e simples.

  5. Uso de generalizações, quando o candidato imagina que todas as pessoas concordam com seu argumento. Coisa que não pode provar.

  6. Reprodução de frases de textos de outras pessoas sem citações, utilizando como se fosse dele.

Veja o artigo originalmente publicado aqui.

Destaques
Posts Recentes
Arquivo
Siga a gente
  • Facebook Basic Square
  • Google+ Basic Square
bottom of page