Como criar filhos felizes e bem sucedidos?


declaração-de-amor-para-pai_edited_edited.jpg

Pais (e mães) têm um desejo comum: querem que os seus filhos sejam crianças felizes e querem que se transformem em adultos capazes de lutar pela sua felicidade. Depois há desejos mais específicos. Há quem ambicione que os filhos sejam alunos brilhantes e mais tarde profissionais de sucesso. Há quem queira vê-los casados e com filhos. Há quem lute para que se transformem em adultos responsáveis e com valores.

Mas como ajudar os filhos? O que é que depende, de fato, dos pais?

Afinal, sabemos que os pais não controlam tudo, que há muitos outros agentes que contribuem para a formação de uma criança. Há quem se mate de trabalhar para garantir que os filhos possam frequentar as melhores escolas e, mais tarde, as melhores universidades. Mas se é verdade que as crianças podem beneficiar (e muito) de um ensino que as estimule e que lhes permita desenvolver competências e concretizar sonhos, é fundamental que assumamos a realidade como ela é: o sucesso dos nossos filhos depende muito menos destes recursos e muito mais do vínculo que formos capazes de construir com eles. É verdade! A felicidade das nossas crianças e até o seu rendimento escolar (e mais tarde profissional) depende maioritariamente de algo que é grátis: a conexão com os pais. Não é a creche XPTO, as 123 atividades extracurriculares nem a poupança no banco que hão de garantir que os nossos filhos sejam adultos felizes e bem-sucedidos. É o tempo que formos capazes de lhes dedicar. É a capacidade de resposta às suas necessidades – físicas e emocionais. É a segurança emocional que resulta de se sentirem amados. É o toque – os gestos de afeto, os mimos, os beijos e os abraços. São os “Nãos” devidamente explicados.

É permitida a reprodução parcial ou total deste artigo, desde que citado o site e a fonte da profissonal e que não seja para venda ou qualquer fim comercial. Para outras matérias com a profissional envie um e-mail para plugcom@plugcom.net.br ou ligue para o tel.: (11) 4777-1166 ou no cel.: (11) 9 4737-3982.

declaração-de-amor-para-pai_edited_edited.jpg

Destaques
Posts Recentes