top of page

Minha irmã saiu de casa, e agora?


Depois de descobrir que estava esperando um bebê, não demorou muito para que os planos da minha irmã mudassem Nasci numa daquelas famílias que, como dizem por aí, parece família de comercial de margarina. Meu pai, minha mãe, minha irmã, Barbara, e eu sempre fomos muito unidos e acostumados a ouvir elogios por conta disso. Lógico que existem brigas e confusões, mas sempre soubemos resolver as desavenças rapidamente.

Apesar da considerável diferença de idade entre Barbara e eu - são 5 anos, ela sempre foi aquela pessoa que eu admirava e desejava ser igual - menos pelo jeito bravo. Sempre fomos diferentes: ela fechada, mais quieta e isolada. Já, eu, a faladeira, cheia de colegas e que nunca quis estar sozinha. Nada em nós é igual, mas tudo nos une. Como ela sempre diz: "você é a pessoa que mais amo na vida". Sempre foi recíproco. Achava que ela e eu moraríamos para sempre juntas, mas fui crescendo e vi que não era bem assim, mas nunca imaginei que o tempo passaria tão rápido. GRAVIDEZ Faz pouco mais de 3 meses que minha irmã me chamou no quarto dela para dar a notícia de que estava grávida. "Seu sobrinho e afilhado está vindo". Tive a sensação que todo amor que sinto por ela se multiplicou e passou para a Maria Clara (descobrimos pouco depois que era uma menininha), mas, ao mesmo tempo, sabia que tudo na vida mudaria a partir daquele momento. E não demorou muito para todo mundo lá em casa começar a falar em apartamento, sofá, fogão, berço... E minha irmã se foi... Aos pouquinhos, e, agora, de vez. Teve choro e tristeza apesar do momento lindo. "Por favor, não chorem. Estou tão feliz", dizia ela, também aos prantos. Faz menos de uma semana que a Barbara foi morar na sua casa, com seu namorado, mas a sensação já é estranha. Tenho vontade de chorar quando entro no quarto dela e sinto seu cheiro, vejo sua cama sem lençol e travesseiro, quando abro seu armário e não tem mais roupas. Acho que vou sentir saudades até dela brigando comigo porque usei a toalha que na verdade era dela ou porque peguei alguma roupa sua. Apesar disso, o melhor conforto é saber que ela está realizando um sonho, sendo feliz e, principalmente, criando um ninho para minha sobrinha que está chegando. SÍNDROME DO NINHO VAZIO Segundo o psicólogo clinico Luciano Passianotto, é comum que a família passe pela "síndrome do ninho vazio", sensação de vazio ou quase luto quando alguém sai de casa. "A ausência e falta de interação contínua, independentemente se for pacífica ou conturbada, acarreta em uma alteração drástica na dinâmica do lar e que afeta a forma como as pessoas percebem seu próprio eu, principalmente quando não estão preparadas para isso", explica.

COMO TRABALHAR ESSA AUSÊNCIA O profissional conta que é muito importante fazer coisas que lhe dão prazer e bem-estar. "As lembranças devem ficar em um plano de nostalgia e não de desejo", diz.

COMPARAÇÃO ENTRE IRMÃS Já que minha irmã saiu de casa, como se livrar da comparação: "Também vou me mudar, engravidar, sair de casa? Afinal, quero ser como ela"? Para o pscicólogo, isso depende de muitos fatores como diferença de idade, cobrança dos pais e amigos. "Quando a mudança é vista como uma vitória, um progresso, isso pode afetar a autoestima e gerar uma cobrança interna que, se não for bem orientada, pode levar a momentos de angústia e depressão. O importante é lembrar que a história e trajetória de ambas não é a mesma e focar no próprio progresso", orienta.

Dicas para refazer a vida depois que o irmão sai de casa A psicóloga e psicopedagoga Cynthia Wood listou algumas dicas que podem ajudar a superar a falta de irmão em casa. Fale sobre o assunto - Colocar para fora os seus sentimentos é o primeiro passo para melhorar. Compartilhar este sentimento com amigos ou familiares nos permite perceber que podemos superar a situação. Atividades prazerosas - Faça uma lista de todas as atividades que você gosta e sempre tentou realizar, mas que as exigências diárias fizeram com que fossem adiadas.Se prepare para começar a fazê-las!

Pratique um esporte - O exercício físico é bom para a saúde e ajuda a relaxar. Faça uma atividade física durante 30 minutos, e você notará como, em pouco tempo, irá se sentir cada vez melhor. Adote um animal de estimação - Se você não tem com quem compartilhar este momento e sente que a casa está vazia, pode adotar um animal de estimação. Poderá ser uma grande companhia para todos os momentos. Dê apoio - É importante que sua irmã saiba que pode contar com o seu apoio nesta nova fase. Evite invadir a sua nova casa ou a sua vida com visitas ou telefonemas contínuos.

À medida que passa o tempo, a relação com sua irmã mudará positivamente. A maturidade de ambas fomentará outro tipo de comunicação mais frutífera. Você nunca vai deixar o seu papel de irmã. Ela estará aí para você sempre que precisar e em todos os momentos familiares importantes.

Ver matéria publicada originalmente aqui

Destaques
Posts Recentes
Arquivo
Siga a gente
  • Facebook Basic Square
  • Google+ Basic Square
bottom of page