top of page

​7 hábitos que estão fazendo seu filho abandonar a infância cedo demais


​As crianças estão ficando "adultas" cada vez mais cedo. Pelo menos é nisso que acredita a psicóloga e psicopedagoga Cynthia Wood. Segundo a especialista, esse fenômeno é mais comum com as meninas e esse amadurecimento fora de hora pode gerar problemas.

O que acontece? Isso acontece principalmente com as meninas, em parte porque amadurecem mais cedo. "Ao amadurecer, o cérebro suprime e armazena algumas informações e se foca no que é mais importante. E existem pesquisas da Universidades de Glasgow, da Escócia, e Seul, da Coréia do Sul que dizem que o processo começa cerca de cinco anos antes em meninas", explica a especialista da Clínica Psicológica Crescendo e Acontecendo, de São Paulo. . Mas ela ressalta que o tipo de criação e educação dos filhos também interfere. "Pais que brincam mais com as crianças e preservam o imaginário infantil terão filhos menos precoces e muito mais saudáveis psicologicamente do que os pais que estimulam os filhos a serem miniadultos ou um minirreflexo de si, achando que isso pode ser bacana", afirma. Por outro lado, uma criança que ainda se comporta de forma infantil enquanto outras da idade já se comportam de forma mais madura podem acabar sofrendo bullyng ou sendo excluídas das conversas. Para evitar que isso aconteça, a psicóloga orienta os pais a reforçarem a autoestima da filha, além de procurarem ajuda da escola e dos meios nos quais ela vive, para que não continue a ser prejudicada, pois os efeitos do sofrimento silencioso podem acompanhar uma pessoa por boa parte da vida. "O bullying desenvolve insegurança e dificuldade relacional, tornando a criança uma pessoa apática, retraída e indefesa aos ataques externos. Neste momento a criança precisa de apoio dos pais e muitas vezes psicológico para que consiga ir em frente", diz. Hábitos das crianças que as afastam da infância

  • Passarem muito tempo assistindo televisão faz com que sejam muito estimuladas pela mídia e pelos comerciais, que incentivam o consumo.

  • Ouvirem músicas, às vezes até mesmo junto dos pais, cujas letras são inapropriadas para crianças.

  • Jogarem games inadequados para a faixa etária.

  • Terem informações em excesso, seja pelo contato com a tecnologia ou pelo excesso de cursos e atividades.

  • Não terem acesso a espaços ao livre para brincarem, pularem corda, jogarem bola, soltarem pipa, etc.

  • Viver em apartamentos cada vez menores.

  • Ficar tempo demais atrás de telas de tablets e computadores.

Publicado originalmente em Bolsa de Mulher, veja o artigo aqui

Destaques
Posts Recentes
Arquivo
Siga a gente
  • Facebook Basic Square
  • Google+ Basic Square
bottom of page